Empresa Certificada ISO 9001:2008

Certificado Rina Certificado Rina Certificado Petrobrás CRCC

Produtos > Acumuladores > Teste Hidrostático

Teste Hidrostático
DESCRIÇÃO DO TESTE HIDROSTÁTICO THSH Hidraulica

Vasos de pressão são equipamentos que armazenam fluidos pressurizados, objetivando atender a finalidades diversas na indústria de processamento contínuo, como a indústria química, a petroquímica, de petróleo, ou ainda na área nuclear, na indústria de alimentos, na geração de energia, etc.

São diversas as aplicações de vasos de pressão, que assumem formas e tamanhos bastante variados em virtude da sua função precípua, que é a de contenção de um fluido pressurizado, sem que apresente vazamento. Testes hidrostáticos (TH’s) ou testes de pressão são aplicados em vasos de pressão e outros equipamentos industriais pressurizados como tanques ou tubulações, com o objetivo de aferir se haverá ocorrência de vazamentos ou se haverá ruptura.

São realizados com os equipamentos fora de serviço, através de sua pressurização com água (teste hidrostático), ar comprimido (teste pneumático) ou outro fluido disponível, em pressões superiores às pressões operacionais ou de projeto, normalmente na ordem de 1,5 vezes a PMTA.

Simula-se então uma condição operacional mais rigorosa, objetivando a garantia de que em serviço normal (a pressões mais baixas) não ocorrerão falhas ou vazamentos. Na grande maioria das vezes é utilizada a água como fluido de teste de pressão (teste hidrostático, TH), em virtude de: - grande disponibilidade em indústrias de processamento;